Apresentação
Esse projeto busca integrar extensão, ensino e pesquisa, promovendo o intercâmbio de ideias e experiências entre escolas de educação básica e universidade. Tendo por objetivo central promover a prática da mediação em artes visuais na educação básica, disponibiliza para professores de escolas públicas doze materiais educativos inéditos produzidos por estudantes de graduação em Artes Plásticas da Escola Guignard/UEMG. Baseados na noção de experiência estética de John Dewey e na proposta de compreensão crítica da arte de Teresinha Franz, esses materiais propõem uma série de atividades didáticas partir de reproduções fotográficas de obras de arte. Além de escolher o material que considera mais adequado para seus estudantes, cada professor colaborador pode optar entre utilizar de forma independente ou observar a aplicação do material por um mediador da equipe do projeto.
Em sua 1ª Edição, realizada entre maio e dezembro de 2017, o projeto alcançou 23 professores de 18 escolas, atendendo um total estimado de 900 estudantes de ensino infantil, fundamental e médio. Na 2ª Edição, realizada em 2018, atingiu 16 professores de 12 escolas, envolvendo cerca de 720 estudantes da educação básica.
Palavras-chave: ensino de artes; artes visuais; mediação cultural; educação básica; metodologia de ensino.
Em sua 1ª Edição, realizada entre maio e dezembro de 2017, o projeto alcançou 23 professores de 18 escolas, atendendo um total estimado de 900 estudantes de ensino infantil, fundamental e médio. Na 2ª Edição, realizada em 2018, atingiu 16 professores de 12 escolas, envolvendo cerca de 720 estudantes da educação básica.
Palavras-chave: ensino de artes; artes visuais; mediação cultural; educação básica; metodologia de ensino.
Objetivo geral do projeto
Promover a
prática de mediação de artes visuais na educação básica através da
experimentação de materiais educativos e de metodologias didáticas que estejam
em sintonia com os paradigmas contemporâneos de ensino de arte.
Objetivos
específicos
• Contribuir
para a formação cultural dos estudantes da educação básica;
• Contribuir
para formação profissional dos estudantes da Guignard;
• Promover
o intercâmbio de ideias e experiências entre profissionais atuando
em escolas do ensino fundamental e médio, centro cultural e universidade;
• Construir
laços de parceria que possam fundamentar futuros projetos de pesquisa e
extensão.
Referenciais teóricos
John Dewey: define
experiência estética a partir de uma série de parâmetros – unidade,
conclusão, interação entre sujeito e meio, equilíbrio entre fazer e padecer.
Hans Ulrich Gumbrecht: entende
que a especificidade da experiência estética encontra-se na possibilidade de
viver os componentes de sentido e presença em sua tensão.
José Antonio Marina: reúne
conhecimentos de diversos campos – ciências cognitivas, neurologia, computação,
psicologia e filosofia – para discutir como se educa o olhar.
Teresinha
Franz: propõe uma educação para compreensão crítica da arte,
contemplando quatro âmbitos: histórico-antropológico; estético-artístico;
biográfico; crítico social.
George Geahigan: defende
o ensino da crítica de arte como investigação crítica, a partir de três tipos
de atividades didáticas: 1) estimular respostas pessoais a trabalhos de arte;
2) ensinar conceitos e habilidades; e 3) apoiar os estudantes em atividades de
pesquisa.
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